domingo, 7 de março de 2010

Quinoa

Eu descobri esse alimento com a minha prima Tati, mãe de dois pequenos (Pedro, 3 anos e Catarina, 1 ano). Lá na casa dela todos são vegetarianos e super naturebas.

Um pouco sobre este alimento:

A quinoa é um alimento, rico em ferro, fósforo, cálcio, vitaminas B1, B2 e B3. Ela possui também vitaminas C e E, embora em menores quantidades. Grão originário da Bolívia, a quinoa tem alto poder nutritivo, e além da grande quantidade de vitaminas e minerais, é bastante rica em fibras.

O consumo da quinoa é mais difundido na forma de grãos, podendo ser utilizada no preparo de pães, pudins, mingaus, massas para biscoitos ou panquecas, ou da forma que melhor agradar ao paladar do consumidor. É possível também cozinhar o grão e usá-lo na salada, ou em sopas ou junto com o arroz.

Vale lembrar que é recomendável lavar os grãos da quinoa em água quente antes de consumi-los, para que sejam melhor aproveitados os valores biológicos de suas protéinas.

Base da alimentação no império Inca, a quinoa ficou conhecida como grão sagrado. Outros benefícios do consumo desse cereal (que pode ser encontrado também na forma de flocos e farinha), são a prevenção de doenças como câncer de mama, osteoporose e problemas cardíacos. Ajuda, ainda, a melhorar a imunidade e a memória e a recuperar os tecidos.

A Organização das nações Unidades para a Agricultura e Alimentação (FAO) já deu o aval a esse alimento que ainda não está popularizado no Brasil, mas já vem sendo cultivado, já que se adapta a qualquer tipo de solo, seja seco ou úmido e é resistente ao frio e ao calor.

Consumida há 10 mil anos pelos povos indígenas, a quinoa foi redescoberta pelos povos andinos e tem a Bolívia como o seu maior produtor mundial. No Brasil, vem sendo pesquisada desde a década de 80 pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. (Embrapa), que tenta adaptá-la ao solo de cerrado e os resultados têm se mostrado promissores, já que as características genéticas da espécie produzida no Brasil não diferem muito da andina.

Hoje em dia, quando é grande a preocupação com alimentação saudável e balanceada, a quinoa pode ser uma opção para quem tem prisão de ventre. Rica em fibra, ajuda no bom funcionamento do intestino e é boa também para quem faz dieta com o intuito de emagrecer. É que o consumo da quinoa prolonga a sensação de saciedade. Representa uma ótima fonte nutricional para populações mais carentes. Serve de opção para celíacos, já que não contém glúten e para vegetarianos, pois substitui perfeitamente o consumo de carne vermelha. E mais: é indicada para idosos e para atletas que treinam pesado.

Bom... Eu comecei o uso deste alimento (na forma de flocos) nas vitaminas do Pietro e ele sempre gostou. E agora que a Paola já está comendo e o Pietro também, estou colocando na sopa dos dois (na forma de grão) e o resultado foi excelente! Os dois gostaram, pois na verdade não fica gosto nenhum, mas você sabe que todos seus nutrientes estão lá.

Só tem que tomar um certo cuidado se for cozinha-lo sozinho, pois pode ficar um gostinho meio amargo. Mas nada como uma boa lavada antes não resolva. E um bom tempero! HEHEH

Enfim, eu recomendo (e muito) este alimento super saudável e que dizem por ai ser o mais completo de todos!

Bjinhos e bom apetite

2 comentários:

Fabi da Juju disse...

Amiga...

Tb aprovo Quinoa....muito bom.

Bjim

Boa pergunta. disse...

Nunca ouvi falar !!! Vou testar aqui em casa !!!
Beeeeeijos

Postar um comentário

A mamãe Aline agradece a preferência... e o comentário!